Diminuir o Tamanho da Letra Aumentar o Tamanho da Letra Dar Contraste / Retirar Contraste

RMC: Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Segundo o Portal de Educação do UOL, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o índice que mede o desenvolvimento médio de um país. Baseia-se em três aspectos do desenvolvimento humano: longevidade, educação e qualidade de vida.

A longevidade é medida pela expectativa de vida; a educação é medida por uma combinação da taxa de alfabetização de indivíduos adultos e a taxa de escolarização combinada dos ensinos primário, secundário e superior; e, finalmente, a qualidade de vida pelo PIB per capita. Estes são os fatores usados para medir o IDH de um país, região ou município.

O Observatório Metropolitano de Indicares da RMC (OMI) da AGEMCAMP, coletou os dados, em termos de IDH, das cidades da RMC:

IDH

 

Segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano, desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Fundação João Pinheiro de Minas Gerais, os municípios são classificados de acordo com as seguintes faixas de desenvolvimento: Muito alto, alto, médio, baixo, muito baixo. Todos os municípios da RMC apresentaram resultados nas categorias “alto” ou “muito alto”. Ou seja, ocupam posições expressivas no Ranking das cidades brasileiras.

IDHM 2

Em termos de Regiões Metropolitanas brasileiras, a R.M.C. ocupa a terceira posição no ranking, juntamente com a Região Metropolitana do Distrito Federal, computando um índice da ordem de 0,792. A Região com maior IDH no Brasil foi a de Florianópolis, com marca de 0,815.

IDH- RM 3

 

 

 

(11/04/2018)


 
©OMI - Observatório Metropolitano - Todos os direitos reservados 2010