Diminuir o Tamanho da Letra Aumentar o Tamanho da Letra Dar Contraste / Retirar Contraste

RMC: 21,18 mil novos imigrantes internacionais em 15 anos

Segundo o “Atlas Temático do Observatório das Migrações em São Paulo”, elaborado pelo Observatório das Migrações em São Paulo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Região Metropolitana de Campinas recebeu cerca 21.187 novos imigrantes em 15 anos.

O Observatório Metropolitano de Indicadores da RMC da AGEMCAMP coletou informações referentes a quantidade de imigrantes nos municípios que compõe a Região Metropolitana de Campinas:

novos imigrantes

 imigrantes atualiazação

Os municípios que registraram os maiores ingressos foram: Campinas (13845), Indaiatuba (1607) e Americana (1482). Ou seja, 79,92% do total dos novos imigrantes da RMC.

De acordo com a cientista social Dra. Rosana Baeninger, organizadora do estudo, Campinas é a segunda cidade no Estado com o maior número de imigrantes internacionais cadastrados entre os anos de 2000 e 2015. Segundo a Dra. Rosana, "Do total desses imigrantes que chegam na Região Metropolitana de Campinas, a maior parte é imigrante com mão de obra qualificada para as empresas transnacionais. A mesma coisa acontece em São Paulo. De um lado, mostra o vigor da Região Metropolitana, a inserção dela na economia global, com migrantes particularmente qualificados. Tem americanos, alemães, franceses, coreanos, chineses nessa mão de obra qualificada. Mas, ao mesmo tempo, tem uma mão de obra que eu tenho denominado de sul-sul, que também acompanha esse movimento do capital internacional, com menor especialização", explicou a pesquisadora do Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (NEPO) da Unicamp.



(24/04/2018)

 
©OMI - Observatório Metropolitano - Todos os direitos reservados 2010