Diminuir o Tamanho da Letra Aumentar o Tamanho da Letra Dar Contraste / Retirar Contraste

Brasil: Copom mantém a Taxa Básica de Juros em 6,5%

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros (Selic) em 6,5% ao ano, nesta quarta-feira última (19/09/2018).

Em nota, o Comitê de Política Monetária do Banco Central emitiu a seguinte declaração: "O Copom reitera que a conjuntura econômica ainda prescreve política monetária estimulativa, ou seja, com taxas de juros abaixo da taxa estrutural. Esse estímulo começará a ser removido gradualmente caso o cenário prospectivo para a inflação no horizonte relevante para a política monetária e/ou seu balanço de riscos apresentem piora".

Ao que tudo indica, novas decisões sobre a política monetária dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação.

selic estagnada 1

Para o Portal de Economia do G1, “Ao manter a taxa Selic pela quarta vez em 6,5% ao ano, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) não surpreendeu e sinalizou que o momento da economia é propício para a decisão, mas ponderou que uma eventual piora do cenário para inflação e preço dos ativos pode forçar um retorno gradual de alta dos juros”.

Todavia, seria viável considerar o baixo crescimento do PIB nacional como fator preponderante para sua continuidade. No caso, as pressões inflacionárias em alguns segmentos econômicos causam apenas, ainda que temporário, mais estagnação aos setores produtivos do país, levando a população mais carente, total descrença à possibilidade de retorno imediato ao mercado de trabalho.

(20/09/2018)