Diminuir o Tamanho da Letra Aumentar o Tamanho da Letra Dar Contraste / Retirar Contraste

Brasil: Índice Nacional de Expectativa do Consumidor

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) é um indicador criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para sintetizar a opinião dos brasileiros, capturada em pesquisa de caráter público, sobre alguns aspectos capazes de afetar as decisões de consumo.

A pesquisa tem abrangência nacional e realizada mensalmente, em parceria com o IBOPE Inteligência. Trata-se de um instrumento para apurar o sentimento ou confiança do consumidor, constituindo-se na principal motivação para a construção do Índice. O Observatório Metropolitano de Indicadores da AGEMCAMP coletou os dados entre os meses de janeiro de 2015 a novembro de 2018. (Vide gráfico)

inec grafico

 

É possível observar pelos dados que, o índice vem crescendo nos 5 meses consecutivos (julho/novembro). Ou seja, quanto maior o índice, mais positiva será a expectativa do consumidor. E nesse sentido, a avaliação otimista promove a confiança do consumidor e a inclinação em aumentar o consumo. Por outo lado, a incerteza acarreta provocando o corte de despesas e a recomposição das reservas financeiras.

Em termos percentuais, o crescimento entre os meses de julho e agosto deste ano, foi da ordem de 15,56%. Dos 98,30 pontos registrados no final de junho cresceu para 113,60 pontos no final de novembro.

(13/12/2018)



 
©OMI - Observatório Metropolitano - Todos os direitos reservados 2010