Paulínia conclui plano integrado de saneamento

A Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Seddema) de Paulínia completou na semana passada a formulação do Plano Municipal de Saneamento Básico, cuja meta é chegar a 100% de água e esgoto tratados no município. O plano fará com que sejam tratados de modo integrado o sistema de abastecimento de água, o sistema de coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana e a coleta e deposição do lixo, além do sistema de drenagem urbana e das águas pluviais.

O plano busca melhorar a qualidade da sanidade pública, manter o meio ambiente equilibrado em busca do desenvolvimento sustentável, além de fornecer diretrizes ao poder público e à coletividade para a defesa, conservação e recuperação da qualidade e salubridade ambiental. A elaboração do Plano compreende a necessidade de enfrentamento de problemas muito comuns ao crescimento urbano como a poluição dos recursos hídricos, ocorrência de enchentes e inundações. “O saneamento básico é uma questão atrelada ao meio ambiente e saúde pública”, diz o secretário da Seddema, Vicente de Paulo Souza.