Plano urbanístico de Americana é apresentado

A Secretaria de Planejamento de Americana apresentou ontem a revisão da lei 5.998/2016 do PDFU (Plano Diretor Físico Urbanístico) a representantes das áreas de arquitetura, urbanismo, engenharia, entidades de classe e da Câmara. Entre as questões discutidas estão as definições de áreas permeáveis e verdes, sistema de lazer, calçada ou passeio público, fachada ativa, fruição pública, habitação de interesse social, loteamento de acesso controlado, e outros pontos e propostas que deverão sofrer alterações no regramento.

A inclusão das diretrizes para a construção de calçadas é um dos temas apresentados e que deverá ser incluído na legislação. Haverá um regramento para tornar as calçadas transitáveis, sem desníveis e barreiras, por exemplo. A consolidação das leis também vai abranger as regras de zoneamento e Polo Gerador de Tráfego.

O PDFU é um instrumento da política de desenvolvimento e de expansão urbana e parte do planejamento municipal, em complemento ao PDDI (Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado). Os ajustes aprovados serão parte de uma nova lei, segundo o subsecretário da Unidade de Desenvolvimento Físico Urbanístico, Antonio Cândido Denadai.