Prefeitos Benjamim Bill e Gustavo Reis são eleitos Presidente e Vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano

Prefeitos Denis Andia e Luiz Dalben passam a presidência do Conselho aos Prefeitos Benjamim Bill e Gustavo Reis

ASSISTA AO VIDEO DA NOVA PRESIDÊNCIA PELO LINK ABAIXO:

O Prefeito de Nova Odessa – Benjamim Bill Vieira de Souza – e o Prefeito de Jaguariúna – Gustavo Reis – foram eleitos por aclamação como Presidente e Vice-presidente do CD-RMC (Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da RMC) e estarão à frente das ações metropolitanas pelo período de um ano. A reunião aconteceu no município de Santa Bárbara d’Oeste, no dia 20 de fevereiro, presidida pelo Presidente e Prefeito anfitrião – Denis Andia, que esteve ladeado pelo seu Vice-Presidente e Prefeito de Sumaré – Luiz Alfredo Dalben, pela Diretora Executiva da AGEMCAMP – Ester Viana e pelo Subsecretário de Assuntos Metropolitanos – Edmur Mesquita.  A reunião teve a presença de 13 Prefeitos, 4 Vice-Prefeitos, além dos membros do Governo do Estado na Região.

Para a Diretora Executiva da AGEMCAMP – Ester Viana, a aclamação da nova presidência reforça a integração do Conselho. “A grande participação dos Prefeitos e o fato de não ser necessário fazer eleição para esta escolha demonstram o comprometimento e a harmonia entre eles, o que tem fortalecido cada dia mais a consciência metropolitana”, ressalta Ester Viana. O Subsecretário de Assuntos Metropolitanos – Edmur Mesquita também afirmou que as reuniões do Conselho de Desenvolvimento tem se pautado pelo diálogo e pelo consenso entre os membros.

Em suas palavras, o Presidente eleito Benjamim Bill se disse honrado em representar o Conselho de Desenvolvimento e ressaltou a força da Região. “Todos os Prefeitos defendem a RMC em uma só voz e quem ganha é a população, pois com ações integradas teremos a Região cada vez mais fortalecida”. O Vice-Presidente eleito Gustavo Reis também ressaltou a integração entre os membros do Conselho. “Existe na Região o espírito metropolitano, que tem se fortalecido entre os Prefeitos e os membros do Estado, muito pela trabalho da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos, na pessoa do Edmur Mesquita, e da AGEMCAMP, na pessoa da Ester Viana”.

Além da presidência do Conselho, também foram eleitos os membros do Conselho de Orientação do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento da RMC), que ficou sob a responsabilidade dos Prefeitos de Artur Nogueira – Ivan Vicensotti, de Itatiba – Douglas de Oliveira e a Vice-Prefeita de Valinhos – Laís Helena; como membros do Estado foi eleito o gerente do escritório regional da CDHU – Vitório Bando, além da diretora Técnica – Viviane de Oliveira Moreira e Diretora Administrativa – Carmen Elias, da Agemcamp. O Conselho de Orientação do Fundocamp é responsável pelo acompanhamento a aprovação dos recursos financeiros destinados à realização dos projetos metropolitanos em cada município.

NOVOS PROJETOS

Além da definição da nova presidência, o Conselho de Desenvolvimento da RMC aprovou também a priorização de recursos do Fundocamp no valor de R$ 15 milhões para novos projetos metropolitanos: R$3 milhões para a aquisição do radar meteorológico e implantação do Centro Regional de Meteorologia da RMC, R$5 milhões destinados à área da Segurança, para aquisição de software visando a integração, atualização e expansão do Sistema de Videomonitoramento dos 20 municípios e R$7 milhões destinados à obras de Mobilidade Urbana.

CIDADES SUSTENTÁVEIS

A reunião no Conselho teve ainda em sua pauta apresentação do programa Cidades Sustentáveis, realizado por iniciativa da sociedade civil (Rede  Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e Instituto Ethos) em prol do desenvolvimento sustentável nos municípios. A apresentação foi feita pela coordenadora de Mobilização do programa – Zuleica Goulart. De acordo com a Diretora Executiva Ester Viana, a intenção é implantar o programa na Região, somadas com ações que vem já vem sendo realizadas. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.cidadessustentaveis.org.br

Prefeitos Benjamim Bill e Gustavo Reis  durante posse da presidência do Conselho

Prefeitos Benjamim Bill e Gustavo Reis durante posse da presidência do Conselho