Prefeitos buscam soluções ambientais integradas para a RMC

Presidente Denis Andia apresenta a pauta da reunião

O planejamento ambiental da Região Metropolitana de Campinas foi o tema principal da reunião do Conselho de Desenvolvimento, realizada hoje no município de Sumaré. Um dos objetivos dos Prefeitos é buscar soluções conjuntas para promover o desenvolvimento de forma sustentável, priorizando ações de recuperação e preservação das matas ciliares e de proteção das cabeceiras e afluentes dos mananciais.

Sobre o tema foram feitas duas apresentações. A primeira, uma proposta para criação do Plano Ambiental Metropolitano, apresentada pela Diretora do Departamento do Verde e do Desenvolvimento Sustentável – Ângela Cruz Guirão, da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas. A proposta é promover uma atuação unificada na Região quanto aos planos e projetos municipais, envolvendo também as ações das Bacias do PCJ. A ideia surgiu a partir do plano ambiental de Campinas, que já está em desenvolvimento.

A Diretora propôs a elaboração de um Termo de Cooperação entre os 20 municípios para conservação dos recursos naturais, tendo sido apoiada então pelo Conselho de Desenvolvimento. A apresentação também abordou a importância dos corredores ecológicos existentes na RMC e também do Protocolo de Intenções já assinado pelos Prefeitos anteriormente, que visa a elaboração do Inventário Metropolitano de Emissão de Gases de efeito Estufa, que já está em andamento. A questão do tratamento de resíduos sólidos também foi destaque, em apresentação feita pelo Eng.Agro. Valdemir Ravagnani – Superintendente do Consórcio Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da RMC).

Para aprofundar o tema, o Conselho de Desenvolvimento aprovou nesta reunião a reativação da Câmara Temática de Meio Ambiente, da qual participam técnicos municipais da área. A Diretora Executiva da Agemcamp – Ester Viana – reforçou a importância desta Câmara Temática, ressaltando que “a questão ambiental ultrapassa os limites dos municípios e deve ter soluções convergentes”. Em sua fala, o Presidente Denis Andia também reforçou a necessidade de promover ações conjuntas na área ambiental. “Nós, gestores públicos, temos a responsabilidade de fazer uma gestão ambiental mais aprofundada, pois o desenvolvimento sustentável tem impacto em muitas outras áreas”.

Cidades Inteligentes

O Conselho de Desenvolvimento também abordou na pauta desta reunião soluções em tecnologia de sistema voltadas ao aprimoramento da gestão pública. O assunto foi apresentado pelo Diretor Técnico da IMA – Leandro Telles, com explanação sobre aplicação da Tecnologia da Informação nos serviços de atendimento à população nas diversas áreas como da Saúde, Educação, de Finanças, entre outras. Pensando em aprimorar estes serviços, o Vice-Presidente do Conselho – Luiz Alfredo Dalben, propôs que a IMA (Informática de Municípios Associados) facilite a participação societária dos demais municípios da RMC na empresa, o que foi veemente aprovada pelo Presidente Denis Andia.

A reunião teve presença de 19 municípios e foi presidida pelo Presidente do Conselho, Prefeito Denis Andia, de Santa Bárbara d’Oeste e Vice-Presidente do Conselho, Prefeito de Sumaré – Luiz Alfredo Dalben. O Prefeito anfitrião ressaltou a participação maciça dos municípios na reunião. “A União dos Prefeitos e dos membros do Estado tem fortalecido a Região Metropolitana de Campinas e possibilitado projetos de suma importância para nossa população”.

Prefeitos e representantes do Estado em Sumaré

Prefeito anfitrião, Luiz Alfredo Dalben, é o Vice-Presidente do Conselho