Prefeitos discutem ações para fomento do Turismo

Imprimir   |   Enviar por e-mail

 

Secretário Laércio Benko em reunião do Conselho

Secretário Laércio Benko em reunião do Conselho

        Em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, realizada nesta terça-feira em Engenheiro Coelho, o Secretário de Estado do Turismo – Laércio Benko – defendeu a proposta de que a RMC seja a primeira Região do Estado a formar um bloco com todos os municípios cadastrados como “Municípios de Interesse Turístico”. O objetivo é otimizar o potencial turístico para fomentar o desenvolvimento regional, utilizando-se da nova Lei Complementar nº1.261/2015, que criou uma nova classificação e abriu mais 140 vagas para “Municípios de Interesse Turístico”, através do qual poderão receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos, administrados pelo DADE (Departamento de Apoio às Estâncias). Atualmente os municípios de Pedreira e Jaguariúna estão em processo de inserção nesta categoria, aproveitando suas características de polo de fabricação de porcelana e louças. Na RMC, Holambra e Morungaba são consideradas na categoria de estâncias turísticas.

     De acordo com o Secretário Laércio Benko, a RMC apresenta grande potencial, com riqueza natural, gastronômica, hoteleira, histórica, entre outras. Durante a reunião, os Prefeitos ressaltaram o diferencial de seus municípios, como as festas tradicionais do Circuito das Frutas, em Valinhos, Vinhedo e Itatiba; do peão, em Americana, Jaguariúna e Sumaré; das flores em Holambra, e os eventos culturais como a Festa Confederada em Santa Bárbara d’Oeste; o passeio de Maria Fumaça de Campinas a Jaguariúna entre muitas outras riquezas que os municípios da RMC oferecem.

     Como contribuição para criar o bloco de municípios de interesse turístico, o Secretário de Assuntos Metropolitanos do Estado – Edmur Mesquita – sugere a parceria entre o Governo do Estado e os municípios para a elaboração de um diagnóstico de cada uma das 20 cidades com relação à sua estrutura. Para ele, “esta é uma ação técnica que pode dar sustentação a essa ideia e resultar no fortalecimento da política pública na área de Turismo, mas também, consequentemente, na área da Cultura”.

     Como presidente da Aprecesp Associação das prefeituras das Cidades Estancias do Estado de São paulo, o prefeito de Holambra –Fernando Fiori de Godoy – ressaltou a importância de transformar o Turismo para gerar emprego e renda e assim fortalecer a economia da Região.

     Segurança Pública

     Além do trabalho e projetos relacionadas ao fomento do Turismo na Região e no Estado, a pauta da reunião do Conselho abordou também a área de Segurança, com a discussão das ações em defesa dos direitos da Mulher. Representantes dos municípios de Campinas, Santa Bárbara d’Oeste e Monte Mor apresentaram projetos que estão em desenvolvimento, como o programa “Guarda Amigo da Mulher”, desenvolvido em Monte Mor e cujo projeto nasceu na Câmara Temática de Segurança da RMC. O Presidente do Conselho de Desenvolvimento e Prefeito de Santa Bárbara d’Oeste – Denis Andia – destaca a regionalização das ações de Segurança. “Há uma tendência que os municípios estão adotando, que é a integração nos esforços relacionados à proteção da integridade física das Mulheres”, ressalta ele. Reforçando o tema, a Diretora Executiva da Agemcamp – Ester Viana – relembra as atividades da Câmara Temática das Mulheres, cuja coordenadora – Léa Telles – também estava presente nesta reunião, e ressalta que o projeto de lei elaborado nestes três municípios podem ser implementados também nos demais municípios da Região.  

Prefeitos se reúnem no município de Engenheiro Coelho

Prefeitos se reúnem no município de Engenheiro Coelho

 _DSC6871

 

_DSC6988



http://www.agemcamp.sp.gov.br/wp-content/plugins/wp-accessibility/toolbar/css/a11y-contrast.css