Prefeitos se unem para habilitar municípios como de Interesse Turismo

Prefeito de Pedreira -  Hamilton Bernardes - recepciona os membros do CD-RMC

Prefeito de Pedreira -
Hamilton Bernardes – recepciona os membros do CD-RMC

Os Prefeitos da Região Metropolitana de Campinas assinaram no dia 19 de setembro documento oficializando a solicitação regional para que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, define a RMC como circuito turístico. O documento foi elaborado pela Câmara Temática de Turismo e aprovado hoje em reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento, realizada em Pedreira. De acordo com o Presidente do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano e Prefeito de Santa Bárbara d’Oeste – Denis Andia – a assinatura deste ofício acontece para “reforçar o interesse metropolitano pela questão do Turismo”.  O documento deve ser entregue ao Secretário de Estado da pasta – Fabrício Cobra – pelos próprios Prefeitos.

A coordenadora da Câmara Temática de Turismo da RMC e Secretária Municipal de Turismo de Campinas – Alexandra Caprioli – ressalta que os técnicos municiais estão recebendo capacitação e orientação para que os municípios tenham a capacidade de desenvolver seus planos de Turismo que os habilite a receber do Estado este título de “interesse Turístico”. A Diretora Executiva da Agemcamp – Ester Viana – ressalta que todo esforço está sendo feito no sentido de transformar a RMC como primeiro circuito turítico regional. Atualmente apenas o município de Pedreira obteve o título, porém, os demais estão em processo de viabilizar a sua obtenção. A RMC tem ainda os municípios de Holambra e Murungaba classificados como estâncias.

A Cultura também esteve na pauta da reunião. Os Prefeitos aprovaram a adesão dos 20 municípios na campanha nacional do selo “Quero Cultura”. A campanha foi apresentada pelo coordenador da Câmara Temática de Cultura e Secretário de Municipal de Cultura de Campinas – Ney Carrasco. Ele explica que este selo foi criado a partir de um movimento da Frente Nacional de Cultura para fomentar as ações culturais nos municípios. Para tanto, até o dia 5 de novembro, os municípios utilizarão o selo “Quero Cultura” nas ações culturais realizadas, reforçando assim sua participação na campanha.

Assistência Social

Os Prefeitos da RMC assinaram hoje durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento ofício a ser encaminhado ao Governo Federal solicitando esclarecimentos sobre as questões referentes à Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) nº 18, de 15 de junho de 2013. A resolução dispõe acerca das prioridades e metas específicas para a gestão municipal do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) para o quadriênio 2014-2017. A intenção dos Prefeitos é criar um grande movimento para sensibilizar o Governo Federal a respeito do atendimento do SUAS, para que não haja corte de recursos financeiros, já que os municípios têm enfrentado dificuldades para cumprir as metas estabelecidas. O Presidente do Conselho de Desenvolvimento – Denis Andia – estará em Brasília ainda nesta semana para entregar o ofício ao Ministério de Desenvolvimento Social.

Diretora Executiva da Agemcamp - Ester Viana - fala dos projetos metropolitanos

Diretora Executiva da Agemcamp – Ester Viana – fala dos projetos metropolitanos

Secretário de Estado de Assuntos Metropolitanos - Dr. Edmur Mesquita - ressalta os assuntos da pauta

Secretário de Estado de Assuntos Metropolitanos – Dr. Edmur Mesquita – ressalta os assuntos da pauta