Prefeitura recebe ciclo de palestras

Um ciclo de palestras do projeto Elos que Empoderam, de hoje à quinta-feira, no Salão Vermelho da Prefeitura, abre a programação da Semana da Mulher, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. O evento tem por objetivo trazer à tona temas que envolvem o empoderamento feminino e social, a partir dos pilares de sustentação do projeto: saúde, humanização, cultura, educação, segurança e desenvolvimento econômico. “A proposta do Elos que Empoderam é gerar uma conquista coletiva, provocar a união da sociedade pelo empoderamento feminino e social da mulher e sua família”, explica Flávia Mellysse de Souza, idealizadora e coordenadora do projeto.

O ciclo de palestras traz personalidades femininas marcantes para mediar as discussões, como a comendadora e embaixadora da Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) e de Educação e Cultura da Academia Francesa de Letras, Lilian Fernandes, convidada para a primeira palestra do ciclo, Educar no século 21; Erica Paes, campeã de MMA, treinadora da atriz Paola Oliveira para a novela A Força do Querer, instrutora de defesa pessoal, idealizadora e coordenadora do projeto social Eu Sei Me Defender e assessora técnica da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres; e a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Campinas, Fábia Cristina de Almeida Bigarani, entre outras.

Discussões sobre cultura, educação, saúde, segurança, mercado de trabalho, inclusão estão entre os temas que abordados no ciclo, que estão divididos por dias. Hoje, as discussões serão sobre Cultura e Educação no Século 21. Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico serão abordados amanhã. Na quarta, as palestras serão sobre Saúde e Prevenção Familiar, Pela Paz e pela Segurança da Família. Encerrando o ciclo, na quinta-feira, o tema é o do projeto, Elos que Humanizam.

Banco social

Durante a semana haverá ainda o pré-lançamento do AroBank, um banco social voltado ao empreendedorismo feminino, que dará acesso a financiamento às mulheres que participam do projeto Elos. “Trabalho com vítimas de violência sexual e doméstica e, em muitos casos, a mulher não consegue quebrar o ciclo de violência devido à dependência financeira com o agressor”, explica Flávia. “O objetivo do AroBank é tirar as famílias da situação de vulnerabilidade, dar ferramentas para as mulheres buscarem sua independência”.

Flávia cita que o Elos que Empoderam está presente em cinco cidades da RMC, Campinas, Valinhos, Americana, Paulínia e Hortolândia; além de Barueri, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília. Em Campinas, a Casa do Empoderamento Social funciona Rua Nelson Verdade, 114, no distrito do Campo Grande. O encerramento do projeto, no próximo domingo, será com a Parada do Empoderamento, que traz trio elétrico e shows gratuitos com nomes como Iza e Ellen Oléria, além de outros artistas e bandas regionais. A partir das 16h, na Concha Acústica do Taquaral.

Agende-se

O quê: Elos que Empoderam – Ciclo de Palestras

Quando: De 5 a 8/3, a partir das 9h30

Onde: Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas (Av. Anchieta, 200, Centro)