Programa promete mais de mil horas de capacitação

Através da Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura, a Prefeitura de Vinhedo lança, no próximo dia 24, o programa INOVA Vinhedo, que pretende, até o final de 2018, proporcionar mais de 1.100 horas de treinamento e capacitação. Além disso, o programa busca oferecer mais de 950 horas de atendimentos individuais a empresários de diversos setores.

Para a realização dessa ação, a prefeitura contratou o SEBRAE, órgão com quem o governo municipal já mantém uma parceria de longa data. O objetivo da realização desse programa é fomentar o empreendedorismo, a inovação e a competitividade dos pequenos negócios. O termo de adesão entre a prefeitura e o SEBRAE foi assinado no último dia 8.

O INOVA Vinhedo é voltado para empresários (MEI, ME e EPP) dos segmentos de Varejo e Vestuário; Alimentação; Serviços de Construção Civil; Beleza & Estética; e Agronegócio. Nesta primeira etapa, 95 empresas serão atendidas em quatro turmas, sendo 20 empresas de vestuário, alimentação, construção civil, beleza e estética, em cada uma das turmas, além de uma turma com 15 empresas de agronegócio. Serão seis meses de acompanhamento e execução por turma. De acordo com levantamento, Vinhedo conta atualmente com 1.944 empresas nestas áreas, que representam mais de um terço das 3.117 MEIs da cidade.

O lançamento oficial do programa ocorrerá em 24 de maio, quinta-feira, às 19h, no Auditório do Ceprovi. Os empreendedores dos setores englobados pela ação serão convidados a comparecer, e receberão, também, o convite pessoalmente. Nesta data, os empreendedores poderão fazer a inscrição gratuitamente. Além disso, em 28, 29 e 30 de maio, uma Unidade Móvel do SEBRAE estará em Vinhedo, em locais ainda a serem confirmados, para a divulgação do INOVA Vinhedo, prestando orientações sobre o programa e, caso ainda haja vagas, realizando as inscrições. Para os artesãos, mesmo que não façam parte do pacote contratado pela prefeitura, o INOVA Vinhedo também oferecerá para 36 artesãos do município treinamento e capacitação, devido a sólida parceria com o SEBRAE.

Também devido a esta parceria, haverá um evento específico voltado aos empresários interessados em Startups e Inovação no dia 2 de agosto, às 18h30, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, reunindo entidades de Vinhedo e Valinhos. O intuito desse encontro será mapear e fomentar o ecossistema de Inovação e Startups nessas duas cidades, reunindo players para a discussão de temas atuais e tratamento sobre o desenvolvimento de setor.