PUC-Campinas tem 12 cursos novos

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) lançou ontem 12 novos cursos de graduação presenciais e a distância que irão integrar o vestibular 2018. As inscrições para o processo seletivo começam hoje e seguem até o dia 24 de setembro. Ao todo, a universidade vai oferecer 5.410 vagas presenciais e 300 vagas de Ensino a Distância (EAD) para 65 cursos de bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia. Os lançamentos foram feitos a partir de estudo de mercado e da evolução das profissões.

Entre os lançamentos está o curso de Mídias Digitais, que será oferecido em período integral (vespertino e noturno) e terá três anos de duração. Segundo o professor Rogério Bazi, o profissional de mídias digitais vai atuar no planejamento estratégico da empresa e no setor de comunicação. A universidade também traz um curso tradicional, de museologia, que terá 60 vagas e duração de 6 semestres. Segundo a coordenadora Janaína Camilo, trata-se do primeiro curso de bacharelado em museologia na região de Campinas com um campo de atuação amplo e possibilidade de estágios, além do Brasil, em museus do Chile, Peru.

Outra novidade é o curso de Entretenimento, Lazer e Turismo (ELT), que entrou no lugar do curso de Turismo. De acordo com a diretora da Faculdade de Turismo, Francis Pedroso, o profissional de turismo já trabalha com lazer e entretenimento. O curso remodelado vai trazer disciplinas que atenderão um mercado crescente. “O curso de turismo deixa de existir. E a partir do ano que vem temos este novo curso que vai englobar a área de turismo também, que é o curso de Entretenimento Lazer e Turismo”, pontuou.

Na área de EAD, que gradualmente vem ganhando força, os cinco novos cursos também atendem às demandas de profissionais especializados nas áreas, além de dar ao estudante uma maior facilidade em termos de locomoção, por exemplo. Todos eles são superiores de tecnologia. Além dos encontros virtuais, os alunos de EAD possuem contato presencial uma vez por mês com os docentes e colegas da turma. Outro ponto ressaltado pelos coordenadores dos cursos é que as turmas de EAD terão a mesma quantidade de vagas dos cursos presenciais, com o objetivo de preservar a qualidade do ensino e o relacionamento do aluno e professor.

O pró-reitor de Graduação da PUC-Campinas, Orandi Mina Falsarella, ressaltou que o mundo globalizado já está atuando com essas novas tecnologias e ferramentas e esses novos profissionais já estão surgindo nos países desenvolvidos. “Esses profissionais que irão para mundo do trabalho estarão mais atualizados, podendo ser mais competitivas. Se esperarmos melhorar o País para poder investir, a hora que formos investir vai demorar mais tempo para colocar um profissional qualificado. E no mundo educacional a nossa atualização tem que ser constante”, completou.

Os novos cursos presenciais são:

Administração – Linha de Formação Específica em Marketing e Inovação (matutino e noturno).  O curso oferecerá 70 vagas e terá duração de oito semestres;

Administração – Linha de Formação Específica em Negócios Internacionais (matutino e noturno). O curso oferecerá 70 vagas e terá duração de oito semestres;

Engenharia de Controle e Automação (noturno). O curso oferecerá 60 vagas e terá duração de dez semestres.

Entretenimento Lazer e Turismo (matutino). O curso terá 60 vagas e duração de 8 semestres;

Gestão da Informação (noturno). O curso terá 60 vagas e duração de 8 semestres;

Mídias Digitais (integral). O curso terá 60 vagas e duração de 6 semestres;

Museologia (noturno). O curso terá 60 vagas e duração de 6 semestres;

Os novos cursos a distância são:

Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação;

Superior de Tecnologia da Gestão Comercial;

Superior de Tecnologia em Gestão Financeira;

Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos;

Superior de Tecnologia em Gestão Pública.