RMC avança na execução do PDUI

PDUI foi destaque na reunião do Conselho de Desenvolvimento do mês de janeiro

A Região Metropolitana de Campinas avança na execução do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), documento que norteará o desenvolvimento integrado e em caráter metropolitano das 20 cidades da região. No dia 24 de janeiro de 2018, em reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da RMC, realizada em Vinhedo, o presidente Do Conselho e prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, defendeu o compromisso da redação final de um documento que se transformará em Lei antes do prazo limite estabelecido – 31 de dezembro de 2021.

Na RMC, o PDUI é executado pela Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e estabelecerá diretrizes relacionadas à Urbanização, Meio Ambiente, Segurança, Habitação, Saneamento, Educação, Resíduos Sólidos, entre outros. Durante a reunião, o assunto foi detalhado pelo presidente da Emplasa, Dr. Luiz José Pedretti, pela diretora executiva da Agemcamp, Ester Viana, e pelo subsecretário Estadual de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita.

Para o presidente da RMC, Denis Andia – que também é membro do Comitê Executivo do PDUI, embora o prazo de entrega do documento tenha sido estendido em decorrência de alterações no Estatuto da Metrópole, é necessário um engajamento das autoridades municipais e estaduais. “Acredito que deva haver um grande compromisso para que este novo prazo seja apenas burocrático. Na prática devemos acelerar o processo para que a nossa região se desenvolva e mantenha o seu papel de protagonismo”, analisou.

A Agemcamp realiza, no dia 1 de fevereiro, reunião com os membros da Câmara Temática criada para estudos e execução do PDUI, com objetivo de estabelecer novas diretrizes visando a sequência de todo o processo.

Reunião aconteceu no município de Vinhedo

Diretora Ester Viana fala sobre a elaboração do PDUI