RMC avança na execução do PDUI

Reunião aconteceu no município de Vinhedo

A Região Metropolitana de Campinas avança na execução do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), documento que norteará o desenvolvimento integrado e em caráter metropolitano das 20 cidades da região. No dia 24 de janeiro, em reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da RMC, realizada em Vinhedo, o presidente Do Conselho e prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, defendeu o compromisso da redação final de um documento que se transformará em Lei antes do prazo limite estabelecido – 31 de dezembro de 2021.

Na RMC, o PDUI é executado pela Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e estabelecerá diretrizes relacionadas à Urbanização, Meio Ambiente, Segurança, Habitação, Saneamento, Educação, Resíduos Sólidos, entre outros. Durante a reunião, o assunto foi detalhado pelo presidente da Emplasa, Dr. Luiz José Pedretti, pela diretora executiva da Agemcamp, Ester Viana, e pelo subsecretário Estadual de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita.

Para o presidente da RMC, Denis Andia – que também é membro do Comitê Executivo do PDUI, embora o prazo de entrega do documento tenha sido estendido em decorrência de alterações no Estatuto da Metrópole, é necessário um engajamento das autoridades municipais e estaduais. “Acredito que deva haver um grande compromisso para que este novo prazo seja apenas burocrático. Na prática devemos acelerar o processo para que a nossa região se desenvolva e mantenha o seu papel de protagonismo”, analisou.

A Agemcamp realiza, no dia 1 de fevereiro, reunião com os membros da Câmara Temática criada para estudos e execução do PDUI, com objetivo de estabelecer novas diretrizes visando a sequência de todo o processo.

Mutirão de combate à dengue e gerenciamento de resíduos sólidos

Também na reunião no Conselho de Desenvolvimento da RMC foram abordados assuntos relacionados ao 3º Mutirão Regional de Combate ao Aedes Aegypti, promovido pela EPTV em parceria com as prefeituras da região. O diretor de relações institucionais da EPTV, Paulo Brasileiro, falou sobre a iniciativa que ocorrerá no dia 27 de janeiro com o objetivo de promover um dia com envolvimento regional para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

Outro assunto debatido foi o gerenciamento dos resíduos sólidos em toda a região. Na ocasião, o coordenador de resíduos sólidos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Luigi Longo, comentou sobre a necessidade da corresponsabilidade do cidadão com relação aos resíduos gerados e também sobre o pensamento metropolitano do assunto, com uma gestão integrada para atração de investimentos e execução de novas ações práticas

Prefeito Denis ressalta a importância do PDUI

Diretora Ester Viana fala sobre a elaboração do PDUI