RMC busca soluções conjuntas para represa Salto Grande

Imprimir   |   Enviar por e-mail

Reunião teve presença de promotores, Cetesb e municípios

Reunião teve presença de promotores, Cetesb e municípios

           A despoluição da represa Salto Grande, localizada em Americana, foi o tema de mais uma reunião entre a Agemcamp, técnicos dos municípios da RMC, gerentes da Cesteb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) de Campinas e Americana, e também dos promotores do Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente) de Campinas – Dr. Rodrigo Sanches Garcia e de Piracicaba – Dr. Ivan Carneiro. A reunião aconteceu na sede da Agemcamp em 16 de março.

 

      A represa Salto Grande pertence à Bacia Hidrográfica do Rio Atibaia e tem enfrentado graves problemas de poluição. Com objetivo de discutir os problemas e buscar soluções de forma conjunta para recuperação das águas da represa, foi criada a Câmara Técnica da Represa Salto Grande na RMC, que já vem se reunindo há quatro meses.

 

      A Diretora Executiva da Agemcamp – Ester Viana – explica que nesta reunião ficou definido pela captação de informações sobre a situação hidrográfica de cada um dos municípios. “Os municípios devem apresentações suas informações, que serão centralizadas pela equipe da Cesteb. A intenção é fazer um mapeamento regional da bacia hidrográfica para então avançar na busca por soluções”.

 

      O promotor Dr. Ivan Carneiro ressaltou que a situação é uma problemática a ser resolvida em conjunto e não restrita a apenas um município, mas sim em conjunto entre os diversos poderes públicos, e coordenada pela Agemcamp, como já vem sendo realizado. Dos 18 municípios pertencentes à Bacia do Rio Atibaia, nove fazem parte da RMC: Americana, Valinhos, Campinas, Paulínia, Sumaré, Vinhedo, Morungaba, Nova Odessa, Jaguariúna, além de Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Piracaia, Jarinu, Joanópolis, Nazaré Paulista, Jundiaí, Atibaia e Louveira.

      Câmaras Temáticas

      Também no dia 16 de março aconteceram na sede da Agemcamp reuniões de mais duas Câmaras Temáticas – de Assistência e de Meio Ambiente.

_DSC2422

Câmara Técnica de Assistência Social da RMC

Câmara Técnica de Assistência Social da RMC

 

Câmara Temática de Meio Ambiente da RMC

Câmara Temática de Meio Ambiente da RMC

 

 

 

 



http://www.agemcamp.sp.gov.br/wp-content/plugins/wp-accessibility/toolbar/css/a11y-contrast.css