RMC recebe investimentos em Saúde e Segurança

galeria8-6-1024x683  O governador Geraldo Alckmin esteve em Campinas nesta terça-feira, 14 de fevereiro, para inauguração de importantes serviços nas áreas da Saúde e da Segurança. A Agemcamp – por meio da Diretora Executiva – Ester Viana – acompanhou o Governador, assim como o Presidente em exercício do Conselho de Desenvolvimento e Prefeito de Santa Bárbara d’Oeste – Denis Andia, o Prefeito de Campinas – Jonas Donizette, assim como Secretários de Estado, deputados e demais autoridades.

O ato de inauguração se deu no Centro Infantil Boldrini, onde foi inaugurado o serviço de hidroterapia do Programa de Reabilitação em Câncer da Rede Lucy Montoro. Em comemoração ao Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, esta iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Centro Infantil Boldrini. O serviço de hidroterapia é indicado para crianças a partir dos cinco anos que apresentam sequelas decorrentes do câncer de cérebro, que pode ocasionar déficits motores ou de equilíbrio. O Centro de Reabilitação Lucy Montoro atende cerca de seis mil pessoas por mês.

Na ocasião, Alckmin inaugurou também o novo prédio do Departamento Regional de Saúde (DRS), localizado em Campinas, mas que beneficia toda a população da RMC, além fazer o lançamento do edital de construção de 10 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do programa Saúde em Ação para a Região, sendo três em Campinas, duas em Paulínia e uma em Cosmópolis, Hortolândia, Indaiatuba, Sumaré e Santa Bárbara d’Oeste.  O edital de licitação será divulgado no Diário Oficial do Estado.

Na área da Segurança, o Governador inaugurou, no mesmo local, com o descerramento das placas, a 2ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Campinas e as novas instalações da 1ª DDM de Campinas.

Investimentos em Saúde

O programa Saúde em Ação vai investir R$ 235 milhões na Região Metropolitana de Campinas. Serão entregues um total de 76 obras, das quais 13 clínicas foram inauguradas em outubro pelo governador Geraldo Alckmin. Estão previstas ainda mais 13 clinicas de um segundo lote de unidades. Em dezembro passado saiu o terceiro lote para a construção de cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAP) em diferentes municípios da região.

No total, o programa prevê investimentos de R$ 826 milhões em 160 obras de construção e reforma de clínicas de saúde, hospitais, ambulatórios de especialidade e CAPs nas regiões do Vale do Jurumirim, Campinas, Vale do Ribeira, Itapeva e Litoral Norte. Dos recursos previstos, 70%  virão de financiamento do BID e os 30% restantes na forma de contrapartida do Governo do Estado.

O programa é uma parceria inédita da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para construir clínicas e hospitais em mais de 70 municípios do Estado.

pscina

Governador Geraldo Alckmin