RMC sedia 1° Simpósio de inovação nas ações de Defesa Civil e Cidades Resilientes na RMC

Fórum foi realizado na FATEC de Americana

A Câmara Temática de Defesa Civil da RMC, em parceria com a AGEMCAMP, a FATEC do município de Americana (Faculdade de Tecnologia) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo, promoveu no dia 23 de agosto o 1° Simpósio de inovação nas ações de Defesa Civil e Cidades Resilientes na RMC. O evento reuniu mais de 90 pessoas no auditório da FATEC de Americana, entre profissionais da área, pesquisadores e alunos da instituição, com o objetivo de promover a inovação de tecnologias para gestão de riscos e gerenciamento de desastres.

A programação do evento incluiu apresentações das ações, projetos e pesquisas para prevenção e redução de riscos de desastres naturais, desenvolvidas em instituições como Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO), Defesa Civil dos municípios de Americana, Atibaia, Campinas, Itatiba, Paulínia e Santa Bárbara d’Oeste, Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre outras.

A solenidade de abertura do simpósio teve a presença do Prefeito de Itatiba, Douglas Oliveira, representando o Conselho de Desenvolvimento da RMC, a Diretora Executiva da Agemcamp – Ester Viana, o Major Marco Antonio Basso, Diretor de Planejamento e Ensino da Defesa Civil Estadual, e o Dr. Rafael Alves, Diretor da FATEC.

Em solenidade de abertura, o Prefeito Douglas Oliveira falou sobre a importância desta ação regional. “A troca de experiências e inovações é fundamental para fortalecer ainda mais a integração entre os diversos setores da RMC”. A Diretora Ester Viana também ressaltou o espírito de integração das ações. “O evento tem esse foco, de estimular o debate de questões relevantes nas diferentes áreas do conhecimento de Proteção e Defesa Civil e Cidades Resilientes. É importante ter ações regionais também Sistema de Proteção e Defesa Civil e a Câmara Temática da RMC vem desenvolvendo muito bem este papel”.

De acordo com o gestor da Câmara Temática de Defesa Civil e assessor técnico da AGEMCAMP – Sergio Gomide – o simpósio visa a difusão de técnicas inovadoras de melhores práticas implementadas nas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil da RMC. “Esta é uma experiência inédita da Defesa Civil da RMC, no sentido de estimular as ações de inovação que podem beneficiar toda a Região”.

Autoridades abrem o 1º simpósio regional de Defesa Civil

Diretora Executiva da AGEMCAM -  Ester Viana

Diretora Executiva da AGEMCAM – Ester Viana

Prefeito de Itatiba - Douglas Oliveira - representou o Conselho de Desenvolvimento da RMC