RMC terá Centro Meteorológico Metropolitano em parceria com a Unicamp

Prefeitos se reuniram para definir investimento em radar meteorológico

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste e presidente da Região Metropolitana de Campinas, Denis Andia, presidiu no dia 1 de fevereiro um encontro entre prefeitos das 20 cidades da RMC que decidiu pela aquisição de um radar para a implantação do Centro Meteorológico Metropolitano. Em reunião realizada na sede da Agemcamp, em Campinas, foi definido o investimento de R$ 3 milhões em recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano) para a compra do equipamento e a formalização de parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

O novo radar meteorológico terá o papel de informar sobre eventos extremos, prevendo tempestades severas e auxiliando nas ações das Defesas Civis Municipais de toda a RMC. O equipamento deve ser adquirido já nos próximos meses e instalado na Unicamp.

Para Denis Andia, a definição pela aquisição do radar e pela parceria com a Unicamp demonstra a força metropolitana da região e o consenso entre os prefeitos das 20 cidades, proporcionando maior capacidade aos Municípios para lidar com situações adversas. “É o fechamento de uma questão importante, concluindo o trabalho com uma boa notícia para todas as 20 cidades da RMC. O radar trará benefícios para todas as cidades da região, municiando as Defesas Civis com informações importantes para que cada um consiga se preparar da melhor forma possível, evitando boa parte dos prejuízos que um temporal pode acarretar”, explicou o presidente da RMC.

Prefeito Denis Andia explica os detalhes sobre o Centro Meteorológico

reuniao radar