RMC terá diagnóstico sobre gases de efeito estufa

Diretora Ester Viana representa a RMC na cerimônia de assinatura

A Região Metropolitana de Campinas será a primeira do país a elaborar um Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa. A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, celebrou o início da execução dos trabalhos com uma cerimônia de assinatura da ordem de serviço. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes. A Diretora Executiva da AGEMCAMP, Ester Viana, participou da cerimônia, que aconteceu na tarde do dia 8 de janeiro, na Prefeitura de Campinas. Também estiveram presentes a representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Jussara de Lima Carvalho, o representante do ICLEI (Governos Locais para Sustentabilidade) – Igor Albuquerque, além de secretários municipais.

O inventário tem como objetivo diagnosticar a quantidade de gases de efeito estufa emitidos na região e quais os setores mais poluentes. A partir desses dados, serão propostas ações específicas para minimizar os efeitos nocivos e melhorar a qualidade do meio ambiente.

Campinas será o primeiro município do Brasil a fazer um inventário regional. Cidades como São Paulo e as da região do ABC elaboraram esses levantamentos, mas de maneira específica ou abrangendo poucos municípios ao redor, sem levar em conta toda a região metropolitana. “O que iniciamos agora será o primeiro do Brasil neste formato, com 20 cidades da região metropolitana. O inventário é específico de efeito estufa, porque esses gases interferem na qualidade do ar. É uma preocupação mundial. Estamos dando um grande passo, porque teremos parâmetros para o desenvolvimento de políticas públicas em meio ambiente”, disse o prefeito Jonas Donizette.

De acordo com o secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, o objetivo principal do inventário é levantar as fontes de emissão dos gases de efeito estufa resultantes das atividades em Campinas e região. “Teremos 20 técnicos, de cada prefeitura da região, levantando as informações necessárias para saber quanto de CO2, que é o principal gás do efeito estufa, está sendo emitido pelo transporte, pelos resíduos, pelo esgoto, pelas atividades industriais e residenciais. Vamos saber quanto é emitido e em quais setores. Na questão da mudança climática, temos que pensar de forma global, porém agir localmente”, disse o secretário Rogério Menezes.

A Diretora Executiva da AGEMCAMP – Ester Viana – ressaltou a importância da abrangência regional das ações. “Este é um trabalho diferenciado que está sendo realizado pela equipe do Meio Ambiente e que tem como fundamental a participação dos 20 municípios, já que o  Meio Ambiente não tem fronteiras”. O valor total investido para elaboração do inventário de gases será de cerca de R$ 420 mil, recursos que virão do Fundo de Meio Ambiente de Campinas. O inventário será realizado durante o ano de 2018, pela empresa Waycarbon Soluções Ambientais e Projetos de Carbono Ltda.

Secretário Municipal de Campinas - Rogério Menezes - fala sobre a elaboração do inventário

Secretário Municipal de Campinas – Rogério Menezes – fala sobre a elaboração do inventário

Reunião aconteceu no município de Campinas