Memorando com a Promo Brasile Italia, associação privada sem fins lucrativos, foi assinado na reunião do Conselho de Prefeitos, realizada nesta terça, em Holambra

O Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) firmou parceria com a Promo Brasile Italia, uma associação privada sem fins lucrativos com sede em Milão, na Itália, cujo objetivo é estabelecer alianças estratégicas entre todos os 20 municípios que compõem a região e o país europeu, com foco na atração de investimentos e aberturas de empresas na Região Metropolitana, bem como facilitar a criação de relações e operações comerciais e fluxos de investimentos entre as partes. O documento foi assinado durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento, realizada nesta terça-feira, em Holambra.

Uma “missão” formada por prefeitos da RMC vai participar, ainda este ano, de um intercâmbio de cooperação na Itália com empresários brasileiros e italianos para fomentar a troca de experiências e conhecimentos. “A Promo Brasile Italia e os municípios da Região Metropolitana de Campinas trabalharão juntos para uma parceria e cooperação internacional com a finalidade de criação de novas oportunidades. Trata-se de um trabalho de cooperação e desenvolvimento de intercâmbio na área de negócios e inovação, onde os municípios da Região Metropolitana de Campinas e a associação se comprometem a cooperar simultaneamente em prol do crescimento mútuo”, explicou o diretor-executivo da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Benjamim Bill Vieira de Souza, que comandou a reunião juntamente com o prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho da RMC, Gustavo Reis.

TURISMO E CIDADE LEGAL. A reunião em Holambra contou com a presença do secretário estadual de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz, e do secretário-executivo do Programa Cidade Legal, Eric Vieira. Chefe de Gabinete, Fernando Fiori (ex-prefeito de Holambra e ex-presidente do Conselho de Desenvolvimento) representou o secretário de Habitação, Flávio Amary. Enquanto Lummertz fez uma explanação sobre os recursos destinados pela pasta aos Municípios de Interesse Turístico, Vieira apresentou um balanço das ações do programa na RMC.

O “Cidade Legal” auxilia os municípios com apoio técnico nas ações municipais de regularização de parcelamento de solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais, localizados em área urbana ou de expansão urbana. Entre 2019 e 2022, dentro da Região Metropolitana de Campinas, foram investidos R$ 18, 9 milhões e regularizados mais de 6,9 mil domicílios.