Santa Bárbara propõe nova estrada interligando cidades da região

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia (PV), propôs ontem a criação de uma nova estrada estadual ligando a cidade à Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), e interligando Americana, Nova Odessa e Sumaré. O investimento para viabilizar a obra giraria em torno de R$ 50 milhões a R$ 100 milhões (US$ 12,8 milhões a US$ 25,6 milhões), segundo Andia, e seria do Governo do Estado. A sugestão foi feita ontem, quando Andia participou da sessão da Câmara de Americana.

O prefeito barbarense não falou em nomes das vias, mas a proposta do chefe do Executivo barbarense é de utilizar as estradas municipais Rodolfo Kivitz, em Nova Odessa, e Olindo Biondo, em Sumaré, e o acesso existente no km 125 da Bandeirantes ao Auto Posto Graal, chegando a Americana pelo Parque Novo Mundo.

“Logo atrás dessa área (do Graal), temos uma estrada municipal que praticamente divide Sumaré e Santa Bárbara d’Oeste. Ela passa por Nova Odessa e chega até a região da Usina Cillos, próxima ao Parque Novo Mundo. Essa é uma alternativa que beneficiaria todas as cidades e auxiliaria muito o desenvolvimento ao longo dela, encurtando espaços e maximizando as áreas neste entorno”, declarou.

Andia se espelhou no acesso à Bandeirantes existente em Louveira, na região do Centro de Distribuição do Magazine Luiza. “Está fácil de fazer, não é um grande viaduto nem uma grande obra de engenharia. É uma intervenção razoavelmente pequena para o tamanho do Estado de São Paulo”. Segundo ele, a proposta colocaria à disposição de investidores áreas planas de 26 mil a 40 mil metros quadrados ao longo da nova via, promovendo investimentos em busca da geração de emprego.

“A nossa região é rica em diversos diferenciais, apta a receber tudo isso e a gente sabe e tem a liberdade de sugerir esta ideia pelo vigor e disposição que a gente enxerga no governo estadual. Olhando para o desejo de acelerar o Estado, nos colocarmos como um polo capaz de atrair investimentos e, com mão de obra qualificada, sermos um vetor para o desenvolvimento econômico do nosso Estado e de geração de emprego para uma região que tanto precisa disso”, garantiu.

Andia acredita que a medida traria reflexos inclusive a municípios como Capivari, Rio das Pedras, Piracicaba e Monte Mor. O prefeito classificou a ida à Câmara de Americana como o primeiro de uma série de contatos oficiais com prefeitos, vereadores e deputados para tornar a proposta uma realidade. “A gente tem conversas estabelecidas com todos os prefeitos da região, todos têm conhecimento desta ideia. Agora é dar publicidade e oficialidade a isso. Oficializar estas visitas para que a gente possa de fato juntar os agentes públicos e dar mais clareza ao governador (João Doria-PSDB) para ele ter uma capacidade de discernimento e de decisão a respeito do assunto com mais detalhamento possível”, concluiu.