Saúde e Meio Ambiente foram temas de reunião do CD-RMC em Morungaba

Reuniao Conselho Morungaba

O programa “Saúde em Ação” já está com 60% de seu projeto realizado. A informação é do coordenador do programa do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) na Secretaria de Saúde de São Paulo – Dr. Ricardo Tardelli, que apresentou aos membros do Conselho de Desenvolvimento uma atualização sobre o andamento do programa, que segue agora para a segunda etapa, com foco em gestão dos profissionais da Saúde e também de tecnologia e sistema de informação. A reunião do Conselho de Desenvolvimento foi realizada no dia 15 de agosto, na estância climática de Morungaba.

De acordo com o coordenador, Dr. Ricardo Tardelli, algumas obras já serão entregues ainda neste ano. “A previsão é de que sejam finalizadas entre outubro e novembro a construção de unidades nos municípios de Artur Nogueira, Cosmópolis, Holambra, Itatiba, Pedreira e Sumaré”. Ele também apresentou a evolução das obras físicas em cada município, tanto de construção como de reforma, que em geral estão com média de 30% finalizadas.

Outro destaque do programa é a construção do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), a ser construído em Campinas, e que será o maior AME do interior paulista, com área para cirurgias e área para atendimento de pacientes crônicos como no caso de hipertensão, diabetes, gestantes de risco, entre outros. O programa “Saúde em Ação” beneficiará os 20 municípios da RMC com construções e reformas de UBS (Unidade Básica de Saúde) e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e também com investimentos em gestão.

A reunião foi iniciada pelo Prefeito de Morungaba – Marco Antonio de Oliveira e presidida pelo Presidente Denis Andia (Prefeito de Santa Bárbara d’Oeste) e pela Diretora Executiva da AGEMCAMP – Ester Viana. Foram representados na reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano 16 municípios, sendo 11 Prefeitos presentes. O presidente dos Correios e ex-Deputado Federal – Guilherme Campos – também participou do evento.

MEIO AMBIENTE

O meio ambiente também teve destaque na reunião do Conselho de Desenvolvimento, com apresentação do programa “Reconecta” e o “Interact-Bio”, que buscam a integração de ações regionais em defesa do Meio Ambiente e da  Biodiversidade.

O secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) de Campinas, Rogério Menezes, e o secretário-executivo do ICLEI (Local Governments for Sustainability – associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável) América do Sul , Rodrigo Perpétuo, apresentou o projeto Interact-Bio e enfatizou a escolha da RMC como Região-Modelo no desenvolvimento desta ação.
O Interact-Bio é um projeto financiado pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB) e tem por objetivo apoiar as regiões metropolitanas a compreenderem o potencial da natureza, principalmente em relação ao fornecimento de serviços essenciais para o dia a dia das cidades e, ao mesmo tempo, a melhorarem a conservação da biodiversidade, gerando novas ou melhores oportunidades econômicas. A RMC foi selecionada como região modelo.
     O secretário Rogério Menezes fez uma apresentação sobre o andamento dos trabalhos do Reconecta RMC, iniciativa que visa a integração dos municípios da região com a finalidade de traçar estratégias conjuntas para conservação e recuperação da fauna e flora. Foi aprovada, na reunião da Estância de Morungaba, a proposta de criar um Termo de Cooperação entre os municípios da RMC. Um dos frutos do Reconecta RMC é a parceria com o ICLEI, que envolve, no mundo, 1.500 governos locais.

EMPREENDEDORISMO

O gerentes do Sebrae, Nílcio de Freitas, de Jundiaí, e Jardel José Busarello, de Piracicaba, falaram sobre o projeto de “Políticas Públicas para os Municípios”. Informaram sobre várias ações, como o programa de agricultura familiar e os de MEIs-Micro Empresas Individuais.
Freitas destacou que o Sebrae, que está ampliando seu número de postos de atendimento, atua como indutor do empreendedorismo. “As pequena empresas têm relevante participação na economia brasileira”, afirmou.
Outra palestra, feita pelo engenheiro Marco Carmacio, da Ausa do Brasil, fez uma apresentação do “Sistema de Limpeza e Varrição Urbana”, desenvolvido pela empresa.

Prefeito de Morungaba - Marco de Oliveira - recepciona os membros do Conselho

Prefeito de Morungaba – Marco de Oliveira – recepciona os membros do Conselho