Saúde ganha novo centro de medicamentos

A Prefeitura de Campinas entregou na manhã de ontem o novo Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos da Rede Doutor Mário Gatti. A ação, que integra parte do programa “Campinas em movimento – 50 dias de entregas”, tem como objetivo qualificar a distribuição dos medicamentos e de outros produtos utilizados pelo complexo hospitalar. O antigo espaço, que funcionava no subsolo do hospital, precisou de sete meses para ser reformado e para receber o novo centro de distribuição.

A unidade possui cerca de 120 mil itens cadastrados entre medicamentos e insumos. Ao todo, o investimento na reforma foi R$ 800 mil (US$ 216,2 mil) – R$ 300 mil (US$ 81,1 mil) pagos pela Prefeitura e outros R$ 500 mil (US$ 135,1 mil) da empresa responsável pela gestão do hospital. A novidade fará com que o município economize cerca de R$ 2,5 milhões (US$ 675,7 mil) por ano com a redução de perdas, a qualificação da assistência e a otimização na dispensa e no controle de medicamentos.

Além do benefício financeiro, o presidente da Rede Doutor Mário Gatti, Marcos Pimenta, afirmou que a nova unidade também trará mais segurança para a população. Isso porque, a partir de agora, toda a medicação que sair do novo centro contará com uma identificação própria de cada paciente, o que será possível via prescrição médica. “Este processo já estava sendo implementando, mas não tínhamos o espaço. Neste centro, temos qualidade e controle integral da entrada do insumo até o consumidor final, que é o paciente”.