SBO inaugura clínica de R$ 3,5 mi

Com investimento de R$ 3,5 milhões, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e o Governo do Estado inauguraram ontem de manhã a Clínica Saúde em Ação Dr. José Togeiro de Andrade, na Rua Cariris, no Bairro São Francisco 2. Cerca de 15 mil pessoas serão beneficiadas com a unidade. A estimativa é de atendimento de 180 pacientes por dia.

A inauguração ocorreu sem a presença do governador João Doria (PSDB). O tempo estava nublado na capital paulista e não havia visibilidade para o helicóptero do governador decolar, informou a assessoria.

“Essa unidade é muito maior do que a unidade antiga que a gente tinha, que vai nos permitir o aumento de consultórios para colocar mais profissionais trabalhando aqui”, afirmou o prefeito Denis Andia (PV).

A equipe ganhará o reforço de dois clínicos gerais, um pediatra e um ginecologista. Com isso, o corpo clínico sobe para sete profissionais, pois já estavam na equipe um clínico geral, um pediatra e um ginecologista. A equipe de enfermagem passará de dois para três enfermeiros e de dois para quatro técnicos de enfermagem, contratados mediante concurso, informou a secretária municipal de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha.

A nova unidade começará a funcionar nesta quinta-feira (6), com consultas agendadas. A partir de 18 de fevereiro, as consultas serão feitas pelo modelo Saúde Já, em que as pessoas são atendidas no mesmo dia em que comparecem na unidade, informou o prefeito.

OBRAS

As obras começaram em junho de 2018 e o prédio tem 640 m² de área construída. O número de consultórios subirá de três – na antiga unidade – para oito consultórios e ainda contará com salas de vacina, inalação, de emergência, de soro rápido, dos agentes comunitários, de reunião e treinamento e curativos.

RECURSOS

Coordenador do Saúde em Ação no Estado, Ricardo Tardelli informou que a obra foi realizada com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O secretário-executivo de Estado da Saúde, Alberto Kanamura, ressaltou que a unidade vai reforçar a atenção básica. A obra faz parte de um investimento de R$ 270 milhões do Saúde em Ação na RMC (Região Metropolitana de Campinas).

O deputado estadual Dirceu Dalben (PL) afirmou que a unidade vai facilitar a vida das pessoas da região.

Segundo o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), o Estado investiu R$ 14 milhões em recursos do BID, aplicados na construção do Caps Álcool e Drogas e outras três unidades.