Sebrae inaugura duas unidades na RMC

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) inaugurou na tarde de sexta-feira dois novos postos de atendimento nas cidades de Campinas e Cosmópolis, com o objetivo de ampliar o serviço de orientação e capacitação para futuros empreendedores e empresários da região. Em Campinas, o novo posto fica dentro do prédio do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (Cpat), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, que fica na Avenida Campos Sales, 427.

A nova unidade de atendimento vai operar em conjunto com a Casa do Empreendedor, oferecendo serviços e consultorias gratuitas aos empreendedores que tiverem dúvidas sobre como desenvolver melhor o seu negócio. Para o secretário de Trabalho e Renda, Luis Yabiku, o “Sebrae Aqui” é uma importante ferramenta para que as pessoas possam viabilizar suas atividades como microempreendedores. “Além da formalização, que permite acesso a inúmeros benefícios, o posto oferecerá uma série de cursos e oficinas com orientações sobre a melhor forma de conduzir um negócio próprio”, disse Yabiku.

Os serviços oferecidos na unidade incluem orientações sobre abertura de empresas (MEI, ME e EPP), formalização, baixa e alteração de inscrição no MEI, orientações sobre licenciamento e alvarás, emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e orientação sobre declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica, além de palestras, oficinas, cursos e consultorias especializadas. As metas anuais do Sebrae Aqui em Campinas são de 1.200 atendimentos individuais e sete coletivos por ano. Pela parceria firmada, a Prefeitura vai emprestar o local e os funcionários, enquanto o Sebrae fornecerá a metodologia, o treinamento e os equipamentos.

O Sebrae Aqui é um canal presencial de atendimento e de articulação criado por meio de parcerias com o Sebrae-SP, prefeituras municipais e entidades sem fins lucrativos interessadas na promoção da competitividade, do desempenho sustentável, da melhoria do ambiente legal e de negócios das micro e pequenas empresas. O objetivo é contribuir com o fortalecimento da economia e do fomento do empreendedorismo regional.