Solenidade lembra os 20 anos da morte do Prefeito Magalhães Teixeira

Prefeito Jonas Donizette fala da importância política de Magalhães Teixeira para Campinas

Prefeito de Campinas por duas gestões, José Roberto Magalhães Teixeira foi homenageado nesta segunda-feira, 29 de fevereiro, às 10h, no saguão do Paço Municipal, data que completa os 20 anos de seu falecimento. A solenidade, chamada “20 anos de Saudades – Uma homenagem ao prefeito José Roberto Magalhães”, reuniu autoridades e público.

Magalhães Teixeira morreu no dia 29 de fevereiro de 1996, quando exercia o segundo mandato como prefeito. Tinha 58 anos. Ele foi prefeito de Campinas de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996. Foi casado com Thereza Christina Magalhães Teixeira e teve três filhos: Gustavo, Henrique (vice-prefeito) e Christiana.

O prefeito Jonas Donizette disse que é fundamental trazer à tona as atitudes positivas e os bons exemplos. “Magalhães fez muito pela cidade, fazia política com amor. Deixou a semente da amizade. O tempo transformou a tristeza em uma saudade gostosa. E, hoje, tenho o filho de Magalhães, Henrique, trabalhando comigo como vice-prefeito. Vejo muito do pai nele, estão cada dia mais parecidos”, afirmou.

O vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, filho de Magalhães, fez um discurso emocionado em homenagem ao pai. “’Quem ama não morre’. Com estas palavras meu pai começou a se despedir da população de Campinas, em 1996. Passados 20 anos, posso dizer que a recíproca é verdadeira. ‘Quem é amado também não morre’”, disse Henrique.

O governador Geraldo Alckmin esteve presente e destacou a maneira simples mas com visão de estadista da forma de governar de Magalhães. “Eu o conheci quando ele era vice-prefeito de Chico Amaral. Sua capacidade de trabalho era incrível. A verdadeira política é a do serviço, a de servir as pessoas e ele era assim”, disse o governador.

Treze alunos do projeto “Primeira Nota”, do Centro Escolar de Música “Manoel José Gomes” (Cemmaneco) se apresentaram no saguão e executaram o Hino Nacional. No evento, o prefeito Jonas Donizette assinou o decreto que institui o diploma do mérito da Cidadania Ativa “José Roberto Magalhães Teixeira”. O diploma será oferecido a cidadãos ou entidades que se destacarem por serviços prestados à sociedade no aprimoramento de políticas públicas.

A viúva Thereza Christina assinou o protocolo de intenções para a criação do Instituto “Magalhães Teixeira”. A ideia é que seja formada uma associação, composta por pessoas que trabalharam com Magalhães para fundar esse instituto. O objetivo é preservar o acervo dos períodos de gestão do prefeito, como fotos e documentos, e oferecer cursos e palestras para discutir políticas públicas nos modelos de governo de Magalhães.

Ainda para homenagear Magalhães Teixeira, há uma exposição de cerca de 90 fotos, divididas em paineis, que o retratam em várias facetas como “O Solidário, O Ouvinte, A Mídia, O Político,O Realizador e O Inovador”. As fotos abordam o período em que Magalhães foi prefeito (nas duas gestões) e vice-prefeito de Chico Amaral. A curadoria da mostra e os textos dos paineis são de Rogério Teixeira de Camargo, servidor municipal e que trabalhou com o prefeito. As fotos são dos fotógrafos Luiz Granzotto e Neldo Cantanti. Ambos acompanharam Magalhães na Prefeitura.

Biografia

José Roberto Magalhães Teixeira, conhecido como Grama, nasceu em Andradas, Minas Gerais, em 18 de junho de 1937 e faleceu em Campinas, em 29 de fevereiro de 1996. Segundo filho de um total de quatro, era formado em Odontologia pela PUC-Campinas. Além dos dois mandatos de prefeito, Magalhães foi vice-prefeito, de 1977 a 1982, deputado federal (1991 e 1992), suplente de senador e secretário municipal de Cultura e Esportes. Foi um dos fundadores do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), em 1988. Lançou em Campinas, em 1994, o programa Renda Mínima, que destinava um complemento em dinheiro a famílias de baixa renda. Implantou o Samu, os polos de tecnologia e criou o Serviço 156.

(Fonte: Prefeitura de Campinas)

Governador Geraldo Alckmin presta homenagem ao ex-Prefeito Magalhães Teixeira