Unicamp prepara seu Portal da Transparência

Imprimir   |   Enviar por e-mail

Preocupada em prestar mais informações para a população, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) começou a construir seu Portal da Transparência. A iniciativa tem como objetivo envolver seus estudantes para que, através de trabalhos individuais e em grupos, seja criada uma ferramenta que permita à sociedade acompanhar os informes da instituição.

A expectativa é que o Portal da Transparência comece a funcionar até o final do ano e que contenha informações sobre as diversas áreas e atividades realizadas pela Unicamp, desde questões do vestibular, obras e atualizações curriculares, incluindo até desempenho orçamentário da instituição, número de alunos, funcionários e de estudantes.

Ressaltando que a Unicamp já possui diversos dados que podem ser consultados on-line, a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário Marisa Masumi Beppu afirmou que existe a necessidade de aprimorar, por isso a migração para um sistema diferente. Como primeiro ato do projeto que está sendo tocado pela Coordenadoria Geral da Universidade, a Unicamp disponibilizou uma disciplina de graduação sobre Transparência de Dados pelo Instituto de Computação (IC). Segundo Marisa, houve uma grande procura de alunos.

A ideia de ter uma matéria sobre o assunto surgiu em uma conversa do professor Rodolfo Jardim de Azevedo, diretor do IC e responsável por ministrar a disciplina, com um grupo denominado Transparência Unicamp, formado por alunos que já tinham certa experiência com o tema. A conversa ainda envolveu a Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU).



http://www.agemcamp.sp.gov.br/wp-content/plugins/wp-accessibility/toolbar/css/a11y-contrast.css