Viracopos tem melhor desempenho em 4 anos

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, teve o melhor primeiro trimestre na movimentação de passageiros dos últimos quatro anos. Entre janeiro e março deste ano, foram 2.522.980 embarques e desembarques no terminal campineiro, segundo levantamento divulgado ontem pela concessionária que administra o empreendimento. A alta é de 14,54% em relação ao primeiro trimestre de 2018, quando 2.202.744 pessoas foram transportadas.

Se for considerado somente o mês de março, a movimentação de passageiros teve crescimento de 15,20% em relação ao mesmo mês de 2018. Embarcaram ou desembarcaram por Viracopos, em março, 837.555 passageiros, contra 727.034 do mesmo mês do ano passado. Essa foi a nona alta mensal consecutiva de movimentação de passageiros no aeroporto. Desde julho do ano passado, Viracopos tem apresentado altas seguidas de embarques e desembarques de passageiros.

Internacional

O movimento de passageiros em viagens internacionais por Viracopos também registrou novo recorde histórico no primeiro trimestre deste ano e no mês de março. Se consideradas apenas as movimentações em voos para o Exterior, a alta no primeiro trimestre de 2019 chega a 29,97% em relação ao mesmo período do ano passado, com um total de 206.549 passageiros em viagem para outros países por Viracopos. Já nos três primeiros meses de 2018, o número de embarques e desembarque internacionais foi de 158.926.

Atualmente, Viracopos tem voos internacionais para Orlando (EUA), Fort Lauderdale (EUA), Lisboa (POR), Paris (FRA) e Buenos Aires (ARG), sendo este último iniciado no dia 11 de janeiro. Em junho deste ano serão inaugurados os voos diretos para Porto (POR) e Bariloche (ARG).

Viracopos também registrou aumento de aeronaves que pousaram ou decolaram no primeiro trimestre 2019, com alta de 10,34% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 28.388 pousos e decolagens nos meses de janeiro, fevereiro e março, ante 25.728 do mesmo período de 2018. Se considerado apenas o mês de março, a alta na movimentação de aeronaves chegou a 7,81%, com 9.552 pousos e decolagens. No mesmo mês de 2018, foram 8.860.

Crise

O aumento na movimentação de passageiros em Viracopos vai na contramão da crise atravessada pela concessionária que administra o terminal. Gestora do empreendimento desde 2013, a Aeroportos Brasil Viracopos tem dívida estimada em R$ 2,8 bilhões (US$ 717,9 milhões) e já tentou devolver o aeroporto ao governo, como também solicitar, sem êxito, um pedido de reequilíbrio do contrato à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Em maio do ano passado, a concessionária entrou com pedido de recuperação judicial. A Anac até entrou com um pedido na Justiça que pode levar à cassação da concessão de Viracopos, no entanto, uma decisão judicial paralisou o processo em dezembro. No mês passado, o presidente da concessionária, Gustavo Müssnich, afirmou que sete grupos têm interesse de assumir o controle do terminal. Um dos consórcios interessados é formado pelas empresas Zurich Airport e IG4 Capital.